quarta-feira, 20 de julho de 2016

Dia do Amigo: Top 10 Amizades nas Telas

Pra comemorar o dia do amigo, resolvi fazer uma listinha dos 10 amigos do cinema, tv e mídias de modo geral que de alguma maneira me chamaram a atenção. Então lá vai:

10Derek Vinyard e Lamont de A Outra História Americana

Derek Vinyard, neo-nazista preso por assassinar brutalmente um negro, conhece o negro Lamont na prisão. Derek sempre aprendeu a odiar, especialmente os negros, mas, na prisão, quando se viu sozinho, aprendeu a ver o mundo e as pessoas de uma outra maneira, graças a amizade de quem antes ele nem consideraria. E esta amizade ajudou-o a se tornar uma pessoa melhor. Li isto hoje como uma definição de amizade e achei muito interessante. Uma das tags do filme fala sobre isso: "His father taught him to hate. His friends taught him rage. His enemies gave him hope."

9. Leonard e Sheldon de The Big Bang Theory

A amizade deles vai além da compreensão da física. A princípio, poderíamos pensar que o que os une são os gostos em comum: ambos físicos, apreciadores de quadrinhos, ficção científica e tudo que seja considerado nerd neste mundo, mas, quando eles discordam, é uma briga feia. Por que manter uma amizade dessas? Pode-se achar outras pessoas com gostos parecidos sem complicações. Apesar do Sheldon ser todo cheio de manias e convicções, também é uma pessoa adorável a sua maneira. A resposta a pergunta e o porquê de eu ter posto a dupla aqui está no episódio The Staircase Implementation, onde Leonard conta pra Penny como ele conheceu Sheldon. Só os flashbacks com as vestimentas deles já vale o episódio.

8Gordie, Chris, Teddy e Vern de Conta Comigo

Escolhi este, mas poderia muito bem ter sido Os Goonies, ambos filmes clássicos dos anos 80. Simplesmente, este foi o primeiro a vir na minha cabeça. Amigos de adolescência com quem dividimos nossas primeiras descobertas, vivemos aventuras incríveis, trocamos confidências e... fazemos muitas besteiras. E aprendemos com tudo isso, porque esta fase da vida é para isso mesmo.

7. Daniel San e Sr. Miyagi de Karate Kid

Daniel San tinha acabado de se mudar, estava deslocado na escola, não conhecia ninguém na cidade e os briguentos da cidade tinham cismado com ele. É aí que entra em cena o Sr. Miyagi para ajudá-lo a se defender dos valentões ensinando-o a lutar karatê. Daniel encontra no Sr. Miyagi não só um amigo, mas também um mentor e orientador, enquanto o sr. Miyagi vê no Daniel uma pessoa com quem compartilhar seus conhecimentos. E Daniel mostra que valoriza os seus ensinamentos quando decide ir com o amigo para Okinawa, já no segundo filme da série.

6. R2-D2 e C3PO de Guerra nas Estrelas

E amizade não é privilégio dos humanos. Estes dois robozinhos não poderiam ser mais diferentes. Enquanto R2-D2 é destemido e enfrenta qualquer parada, C3PO é o que há de mais covarde e essa união faz a alegria  dos fãs da série e proporciona os momentos mais engraçados. Os dois 'discutindo' são cenas memoráveis, C3PO persuadindo R2-D2 de fazer uma 'loucura' é sempre em vão e quem sempre acaba se ferrando é o robô diplomata.

5. Frodo e Sam da trilogia d'O Senhor dos Anéis

O que me marcou na amizade dos dois foi que Sam nunca desistiu do Frodo mesmo quando este lhe virou as coisas, porque Sam o conhecia bem demais e sabia que era neste momento que Frodo mais precisava dele. Claro que ele ficou chateado, decepcionado, mas isto deixa de ter valor quando ele percebe que o Frodo estava em perigo.

4. a Turma da Mônica

E o que seriam dos amigos se não houvesse implicâncias, ainda mais naquela fase em que meninos e meninas não querem saber um do outro e se odeiam profundamente no melhor dos sentidos e se metiam em todas as confusões possíveis. Cebolinha e Cascão bolando planos mirabolantes pra pegar o coelhinho da Mônica, Magali sempre com fome, Cascão que não tomava banho de jeito nenhum e a Mônica que saía batendo em todo mundo, só amigo pra aguentar isso mesmo.

3. Carrie, Miranda, Samantha e Charlotte de Sex and the City

E a clássica amizade feminina que se junta pra falar dos homens, dos relacionamentos e de sexo. Que delícia.  O mais legal na série é que cada uma tinha sua personalidade bem definida, às vezes opostas (que o diga Charlotte e Samantha), mas que sempre se entendiam e se apoiavam nas mais variadas situações e não trocavam as amigas por causa de homem algum.

2. Monica, Rachel, Ross, Chandler, Phoebe e Joey de Friends

Claro que o primeiro lugar tinha que ser deles, afinal o próprio nome já diz tudo. Mostrei aqui várias amigos que enfrentaram batalhas inimagináveis juntas, mas nada mais complicado e que exija mais coragem do que a vida real. E era isso que esses amigos faziam. Uma das coisas que eu acho mais legal na série é que  eles podiam estar putos da vida um com o outro, brigando pelas coisas mais idiotas e aí, acontecia alguma coisa que os unia novamente como a perda de um emprego ou a descoberta do sexo do bebê. Acho que o que me marcou foi justamente esta união nos momentos mais alegres e nos mais difíceis. E é por isso que eu não me canso de ver até hoje e ainda rio das mesmas piadas e descubro novas para rir.

1. Carol de Paris, Eu Te Amo (14° Arrondisement)

Mesmo Friends sendo o seriado que mais retrata a amizade, o primeiro lugar vai para Carol de Paris, eu te amo. Muitas pessoas acharam essa história triste, afinal de contas, ela viaja sozinha pra Paris, um lugar que não conhecia e descobre que pode ser feliz. Ela realiza um sonho que é conhecer esta belíssima cidade. E vocês podem perguntar, onde está a amizade? Oras, quer amizade maior do que a si próprio? Ela acreditou nela, acreditou nos seus sonhos e deu força para conseguir realizá-lo. Isso é ser amigo, confiar e acreditar. E foi ela quem fez isso. Então é isso: seja seu melhor amigo. Talvez você possa até se arrepender um dia, mas na grande maioria das vezes, é só com você que você pode contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário